Enseñanza Demográfica

Brasil

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Maestría en Demografía

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN busca uma abordagem integrada entre a análise demográfica e as abordagens metodológicas que permitam ampliar o conhecimento acerca dos processos sociais, políticos, econômicos, etc, diante dos problemas populacionais. O Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN ocorre anualmente com ingressos a partir do ano subsequente.

Acceder →

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Maestría en Demografía

O Programa de Pós-Graduação em Demografia prepara pesquisadores de alto nível e profissionais com sólida formação em Demografia para trabalhar tanto no setor público quanto no privado e forma professores para atender à demanda do ensino superior. As principais linhas de pesquisa do Cedeplar associadas à área de demografia são: Demografia Formal; Demografia Econômica; Mortalidade e Saúde; Fecundidade e Saúde Reprodutiva; Migração e Família e População. O Curso de Mestrado tem a duração mínima de 12 (doze) e máxima de 30 (trinta) meses letivos, contados a partir da data da primeira matrícula do aluno.

Acceder →

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Maestría en Demografía

No Mestrado, o Programa objetiva introduzir os alunos no campo do conhecimento da Demografia, contemplando de forma abrangente todos os aspectos relacionados à dinâmica da população. Enfatiza-se o ensino, a aprendizagem e a aplicação das principais técnicas de análise demográfica, sempre contextualizadas pelas interpretações teóricas dos resultados obtidos. O Programa está organizado em duas linhas de pesquisa: 1) Estudos de População; e 2) Dinâmica Demográfica e Políticas Sociais. As duas linhas de pesquisa incluem as seguintes áreas temáticas: Demografia e Etnias; Demografia Histórica; Família, Gênero e População; Métodos Demográficos; População e Ambiente; Redistribuição Espacial da População; Saúde e População; Saúde Reprodutiva e Sexualidade. Os candidatos ao título de Mestre ou Doutor deverão escolher, respectivamente, seus tópicos de dissertação e tese contemplando uma das linhas de investigação e uma das áreas temáticas acima mencionadas.

Acceder →

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Maestría en População, Território e Estatísticas Públicas

O Curso de mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas forma pesquisadores e profissionais capazes de trabalhar com os conceitos, modelos e métodos ligados à produção e análise de informações e estatísticas públicas voltados à mensuração e à compreensão das diversas dimensões da realidade populacional e territorial. Para alcançar os objetivos de ensino e assegurar uma perspectiva articulada à pesquisa, os alunos formados pelo Programa têm um núcleo comum de formação teórica e metodológica em temáticas sobre estudos populacionais, dinâmica do território, estatística social e metodologia da pesquisa científica. Além desta formação básica o aluno deve cumprir disciplinas optativas com foco em uma das linhas de pesquisa, as quais também estão vinculadas ao seu tema de desenvolvimento da dissertação, mas ampliando seu conhecimento na outra linha de pesquisa, cursando disciplinas que auxiliem na sua formação mais ampla.

Acceder →

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Doctorado en Demografía

O Programa de Pós-graduação em Demografia do Cedeplar/UFMG, com três décadas de experiência, obteve conceito 7 (o mais alto existente) na última avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Este conceito o qualifica como o melhor programa da área no Brasil consagrando sua excelência em nível internacional. Seus objetivos são preparar pesquisadores de alto nível e profissionais com sólida formação em Demografia para trabalhar tanto no setor público quanto no privado e formar professores para atender à demanda do ensino superior.

Acceder →

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Doctorado en Demografía

O Programa de Pós-Graduação em Demografia está voltado para as questões mais relevantes da Demografia, abordadas de uma perspectiva multidisciplinar e em estreito diálogo com a realidade social brasileira e com a produção científica na área em âmbito nacional e internacional. A proposta didática do Programa de Pós-Graduação em Demografia contempla a transmissão de um conhecimento básico e específico da Demografia aliada a uma sistemática reflexão interdisciplinar, teórica e empírica. Isto é possível a partir de temas de reflexão e análise que se localizam na fronteira entre as áreas do conhecimento. O Programa de Pós-Graduação em Demografia está organizado em duas linhas de pesquisa:

  • Dinâmica demográfica e políticas sociais: esta linha objetiva avançar no entendimento da dinâmica da população vis-a-vis as questões relativas às políticas sociais necessárias frente às transformações advindas do atual processo de transição demográfica.
  • Estudos de População: esta linha incorpora análises referentes aos fenômenos demográficos resgatando técnicas demográficas e explicações acerca das recentes transformações na dinâmica da população em seu conjunto.

Dentro dessas linhas de pesquisa do Programa estão as áreas temáticas: População e Ambiente; Família, Gênero de Demografia; Demografia e Antropologia; Mobilidade Espacial da População; Saúde e Morbimortalidade; Saúde Reprodutiva e Sexualidade.

Acceder →

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Doctorado en População, Território e Estatísticas Públicas

O objetivo geral dos cursos de doutorado é promover a formação de pesquisadores e profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino, capazes de desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos socioespaciais bem como para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial e de sua dinâmica.

Acceder →