II Congreso – Mesa Hogares y Familias

Mesa de Trabajo 3

Coordinadores

Maria Coleta Oliveira

Núcleo de Estudios Poblacionales.
Universidad Estadual de Campinas. Brasil.
mcoleta@nepo.unicamp.br

Otilia Barros

Centro de Estudios Demográficos.
Universidad de la Habana. Cuba.
otilia@cedem.uh.cu

Houve, nos últimos anos avanços, significativos na investigação sobre temas relativos às famílias e arranjos domésticos na América Latina, temas que têm ocupado desde há muito os estudos de população na Região. Contudo, a disponibilidade de fontes de informação é desigual nos países, sendo deficientes em muitos casos.

Nesta sessão, ênfase será dada a trabalhos que possam realizar avaliações do conhecimento existente bem como das indagações relevantes que demandam informações ainda inexistentes. Não se pretende centrar as discussões nas fontes de dados. O foco deverá recair nas questões que, a juízo dos especialistas, são centrais na agenda contemporânea nos temas de família, em torno das quais teremos que concentrar esforços de investigação. Contribuições sobre transferências intergeracionais de recursos, proteção social em diferentes etapas do ciclo de vida, impactos das políticas sociais serão altamente bem vindas. Outros temas tais como processos e trajetórias de formação de famílias, famílias reconstituídas ou recompostas, circulação de crianças e adoção, mudanças e persistências na divisão sexual do trabalho serão de grande interesse.

Serão aceitos trabalhos que lancem mão de bases de dados existentes bem como aqueles apoiados em metodologias qualitativas de levantamento e análise. Análises comparativas entre países receberão especial atenção e interesse.