Revista Brasileira de Estudos de População

Esta revista é composta, basicamente, por artigos inéditos no campo de estudos populacionais, resumos de trabalhos apresentados (teses de mestrado e doutorado ou notas sobre desenvolvimento de pesquisas) e resenhas de livros nacionais ou estrangeiros de marcante atualidade e relevância. Os artigos submetidos serão enviados a dois pareceristas especialistas no tema para avaliação da sua qualidade. Em caso de divergência de opiniões, o artigo será enviado a um terceiro especialista. Cabe ao Conselho Editorial da REBEP a aprovação final de um artigo para publicação. A esse comitê cabe, ainda, o direito de fazer pequenas modificações no texto, tabelas e figuras, para atender aos critérios editoriais da revista. O autor compromete-se a não enviar o artigo a outras revistas durante três meses, período em que deve receber resposta confirmando ou não a sua publicação.

Ao editor desta revista deve ser enviado um exemplar do texto em disquete 3,5″ ou CD, acompanhado de uma cópia impressa em papel.

Todos os trabalhos devem ser acompanhados de uma lauda de identificação, com as seguintes informações: título; nota autoral (no caso de autoria múltipla, indicar o nome dos autores em ordem de responsabilidade na elaboração do trabalho); identificação dos autores (profissão, vínculo institucional, título acadêmico, endereço, e-mail e telefone para contato).(ABNT NBR 12256)

Tratando-se de artigo, deve-se juntar resumo e palavras-chave em português (precedendo o texto). Após o texto, deve-se acrescentar título, resumo e palavras-chave em inglês.

Os critérios para a formatação do texto são os a seguir especificados:

Digitação: fonte arial 11, em espaço duplo, com 20 linhas por lauda, margens esquerda e direita de 5cm, iniciando-se os parágrafos no sétimo toque. Artigos: não deverão exceder 50 laudas (incluindo tabelas, gráficos, ilustrações e referências bibliográficas). Notas de Pesquisa e Resenhas: não deverão exceder 6 laudas, evitando-se tabelas, gráficos e ilustrações. Ponto de Vista: não deverá exceder 10 laudas. O texto deve ser gerado em editor de textos Word for Windows™ (versão mínima 6.0) ou Wordperfect™ (versão mínima 5.1).

Citações: as transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As transcrições no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. Os indicadores de supressão de parte da transcrição e os acréscimos devem ser colocados entre colchetes. Recomenda-se utilizar o sistema autor-data-número da página entre parênteses para a identificação da fonte de citação. (ABNT NBR 10520)

Notas explicativas: usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações que não possam ser incluídas no texto. Devem ser inseridas como notas de rodapé, em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo. (ABNT NBR 10520)

Elementos complementares: as notas, tabelas, quadros e figuras devem ser apresentados separadamente do corpo do texto, para facilitar o trabalho de editoração. As tabelas, quadros e figuras são numerados consecutiva e independentemente, em algarismo arábicos, e digitados em laudas independentes, cada qual identificado na parte superior pelo termo TABELA, QUADRO ou FIGURA, seguido do seu número de ordem. No corpo do texto, a localização desejável de determinada tabela, quadro ou figura deve ser indicada pela palavra TABELA, QUADRO ou FIGURA seguida de seu número de ordem, entre dois traços horizontais, no espaço de uma linha em branco. (ABNT NBR 12256)

Mapas, gráficos, tabelas, quadros e figuras: devem ser enviados em disquete 3,5″ em seus arquivos originais (do tipo planilha), editáveis. No caso de gráficos, deve-se evitar sua gravação em formato “imagem gráfica” e deverão estar acompanhados dos dados que os geraram.

Referências bibliográficas: os elementos essenciais são: autor(es), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data de publicação, páginas e volumes (se houver). (ABNT NBR 6023)

Ao longo do artigo: com indicação do sobrenome do autor, data de publicação e número da(s) página(s) consultada(s). Havendo mais de um trabalho do mesmo autor no mesmo ano, usar a, b, c imediatamente após a data. Exemplo: (Mortara, 1982a, p. 427). Preferem-se repetições de citações anteriores às expressões ibid., op. cit. etc.

Ao final do artigo: relacionados em ordem alfabética pelo sobrenome (em caixa alta) do primeiro autor citado. Não há recuo da segunda linha em relação à primeira. A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, conforme modelo abaixo:

Livro: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora, ano de publicação.
Ex.: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. 137 p.

Capítulo de livro: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es). Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, Páginas inicial-final do capítulo referenciado.
Ex.: ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (orgs.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 7-16.

Artigo de periódico: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do artigo: subtítulo. Título da revista, local, número do volume, fascículo, páginas inicial-final do artigo referenciado, informações de período, data de publicação.
Ex.: COSTA, V. R. À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta – Revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998.

Em meio eletrônico: obras de qualquer natureza consultadas on-line devem necessariamente apresentar as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão “Disponível em:”, e a data do acesso ao documento, precedida da expressão “Acessado em:”.
Ex.: SÃO PAULO. (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: _____. Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v.1. Disponível em: http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.html. Acessado em: 8 mar. 1999.

ATENÇÃO: A revista não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.

OBSERVAÇÕES:

1. Os trabalhos não serão devolvidos, mesmo que não aceitos para publicação.
2. Os artigos devem ser encaminhados completos e definitivamente revistos. As provas serão revisadas pelo editor, com base no texto recebido, cabendo ao autor a responsabilidade pelo original enviado.
3. Todos os trabalhos aparecerão assinados, refletindo as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Comitê Editorial.


Endereço para Correspondência:
REBEP / Carlos Eugênio C. Ferreira (Editor)
Fundação SEADE
Ac. Cásper Líbero, 464 – 5 andar
01033-000 – SP

Pedidos de Assinatura:
Anna Beatriz Bonetti Paes
Assistente Editorial
Fone: (11) 3324 7370
e-mail: rebep@abep.org.br